Dom Manuel Martins

 

Carta de Apresentação

Salve, Amigos

Estais na Fundação Spes, criada, por testamento, pelo grande e emblemático Bispo do Porto, D. António Ferreira Gomes, a quando da sua morte, ocorrida em 13 de Abril de 1989.

Encontra-se a Fundação sedeada na Casa da Torre da Marca, Rua D. Manuel II, n.º 286, antigo Paço dos Bispos do Porto e donde, curiosamente, partiu D. António para o exílio, por (in)explicável manobra do Presidente do Conselho, com incompreensíveis cumplicidades e silêncios que a História vai dando a conhecer.

D. António sempre se preocupou muito com a Pastoral da Cultura, convencido como estava, que, atingidas as vértebras da Sociedade, melhor e mais eficazmente se chegaria ao Povo de Deus. “Duc in altum”. como Jesus Cristo, à Sua Igreja compete convidar, e sempre, o Povo a subir.

A Fundação, em conformidade com os seus Estatutos, tem, deste modo, procurado atingir as elites, que, por sua vez e naturalmente, se encarregarão de chegar ao povo e de o elevar.

Para além de Conferências, Simpósios e Jornadas, já publicou a Spes quatro obras, duas das quais com inéditos de D. António.

Esta actividade vai prosseguir, com especial cuidado nas ofertas ao público de outras obras, até porque a Fundação é depositária de um precioso espólio, constituído também por importante e esclarecedora documentação relacionada com o antes, o durante e o depois do exílio do nosso Bispo.

Deseja a Spes, nome altamente sugestivo e interpelante dado por D. António à sua Fundação, continuar, quanto lhe for possível, o seu valioso e sempre oportuno magistério, contribuir, deste modo, para a construção da “Civilização do Amor”.

Encontrarão os nossos visitantes neste local, abundantes e preciosas notícias relacionadas com este Bispo, honra da Igreja e do País e de tudo quanto se for escrevendo e dizendo sobre sua vida e obra.

O “martírio” do exílio sublinhou – e de que maneira! – o seu magistério e o seu testemunho. Projectou-o de tal forma, que, cada vez, crescerá mais no tempo e no espaço, a variedade de conhecer a sua mensagem que foi um cântico à dignidade do Homem, do Povo, da Igreja.

Que vos sintais bem na nossa companhia.

13.Abril.2001

D. Manuel da Silva Martins, 

Ex-Presidente e Administrador da Fundação Spes


 

 
© Fundação Spes | 2007 | Site optimizado para Internet Explorer 6.0
 
FUNDAÇÃO SPES
Criada por Dom António Ferreira Gomes, Bispo do Porto
Inst. de Utilidade Pública, DR, 2º série - n.º 128 - 6 de Julho de 2009